Sobre o blog:

“A humanização do nascimento não representa um retorno romântico ao passado, nem uma desvalorização da tecnologia. Em vez disso, oferece uma via ecológica e sustentável para o futuro” Ricardo H. Jones

terça-feira, 24 de maio de 2016

Ter febre é bom!


Quando se tem febre, as mães dão medicamentos para baixar a febre, é rápido, fácil, mas pode sair caro... à saúde dos nossos filhos. 

É normal as crianças ficarem doente, doenças como gripe, varicela, sarampo, etc, fazem o sistema imunológico funcionar, fortalecer e amadurecer. Depois de uma doença nota-se muitas vezes um pulo no desenvolvimento.
 

Não gosto de ver os meus filhos doentes, MAS TER FEBRE É BOM....significa que o sistema imunológico está a funcionar. A febre tem um papel fundamental na dinâmica do nosso sistema imunológico, activa a libertação de anticorpos e de outras substâncias de defesa que vão permitir ao organismo lidar com possíveis "invasores", é esse mesmo calor que inibe o crescimento de bactérias e aniquila os vírus, ou seja, o calor renova o organismo. Isté reconhecido pela comunidade científica tradicional. 
Já repararam que depois de um episodio de febre, perguntamos sempre "então, está melhor?"

O que eu faço? Tento ter calma, paciência (as vezes é difícil depois de noites mal dormidas) e confiança em mim como mãeA atenção vai toda para os meus tesouros, a casa e o trabalho fica para outro dia...Dou muito colo....muito mimo....
Devem de estar a pensar.... "não usas antitérmicos?"
Só quando a febre ultrapassa os 41º C ( nunca me aconteceu, e mesmo assim consultava um homeopata). Para evitar que a febre exceda estes limites "abuso" de recursos naturais ( por exemplo rodelas de limão nas solas dos pés) recorro a medicamentos homeopáticos e faço Reflexologia. Durante a febre respeito a falta de apetite dos meus filhos, porém é muito importante que bebam líquidos (água, chá ou sumo) 

Antitérmicos sintéticos e antibióticos precisam ser usados com muito critério, e somente sob prescrição médica (eu sou vou ao homeopata) 


Então e as CONVULSÕES? o grande mito! 

Ao contrário do que se teme, são episódios raros (3% das crianças), não dependem do grau de febre, isto é, não é mais comum ocorrer aos 40º do que aos 38ºC. 

É importante saber que a febre não é uma doença em sim, mas uma maneira de defesa do nosso organismo,  a febre baixa ou alta não está relacionada com agravidade da doença. Não se justifica a preocupação excessiva com a febre, devemos de saber a sua causa, e não simplesmente baixa-la, atrapalhando a actuação do sistema imunológico. A cultura do medo da febre e a tendência de combate-la instalou-se na nossa sociedade em virtude de uma grande estratégia de marketing da indústria farmacêutica. 

A febre esta relacionada com o desenvolvimento da individualidade dos nossos filhos. 

2 comentários:

anamargarida disse...

Gratidão Catarina!
É assim que eu faço! Respiro fundo e tento acalmar-me. Deito-me com ela e ficou ali acompanhando, e rezando para que tudo esteja no caminho certo.
Passados uns dias fica tudo bem.
Mais um passo, mais uma vitória do nosso querido corpo, da nossa natureza.
Foste tu, que há 7 anos atrás, me despertaste para este caminho da aceitação febre.
Eu já estva no caminho da minha transformação e foi essencial descobrir o teu blog. Nessa altura foi muito importante o post "O papão da febre".
Beijinhos

Cat disse...

Que bom ler-te :)